Publicada em 7/7/2016
Secretário da Casa Civil participa de reunião com ministro dos Transportes sobre recursos para o Trecho Norte do Rodoanel
O secretário-chefe da Casa Civil, Samuel Moreira, participou na tarde de quarta-feira (6), da reunião com o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, e o deputado Herculano Passos, coordenador geral da bancada paulista no Congresso Nacional, sobre os recursos para as obras do Rodoanel Norte no valor de R$ 170 milhões referente a uma emenda coletiva apresentada por parlamentares.
Participaram da reunião o diretor-presidente e o diretor financeiro do Dersa, Laurence Casagrande Lourenço e Evandro Biancarelli, além do secretário-executivo do Ministério, Fernando Fortes, e o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Walter Casemiro.
De acordo com o secretário Samuel Moreira, o ministro afirmou que apesar das dificuldades financeiras irá liberar os recursos ainda este ano. “Conversamos ainda sobre a contraprestação do convênio com o governo federal no valor de R$ 140 milhões, que estava pendente. O ministro prometeu liberar este recurso ainda este ano também”, avisa o secretário.
O Rodoanel Mário Covas (SP021) é uma obra fundamental para desafogar o tráfego intenso da região metropolitana, principalmente de caminhões. Dividido em quatro trechos – norte, sul, leste e oeste – interliga 10 rodovias que chegam à capital paulista: Fernão Dias, Dutra, Ayrton Senna, Anchieta, Imigrantes, Régis Bittencourt, Raposo Tavares, Castello Branco, Anhanguera e Bandeirantes.
O trecho Norte do Rodoanel desenvolve-se a partir do final do trecho Leste, entre o trevo de interseção com a Rodovia Presidente Dutra e a Avenida Pereira de Magalhães (inicio do trecho oeste), interligando com o aeroporto Internacional de Guarulhos e a Rodovia Fernão Dias. A extensão prevista é de 44 quilômetros e mais 3,6 km de ligação ao Aeroporto, passando pelos municípios de São Paulo, Guarulhos e Arujá.
Além de melhorar a fluidez do trânsito nas marginais, permitirá um acesso mais rápido ao Porto de Santos, reduzindo o congestionamento na capital. Na implantação do trecho Norte estão previstos investimentos de R$ 6,85 bilhões, provenientes de três origens distintas: R$ 2,79 bilhões do Tesouro do Estado, R$ 2,01 bilhões do BID, empréstimo contraído pelo governo estadual, e R$ 2,05 bilhões do Governo Federal.