Publicada em 19/2/2025

São Paulo cria grupos de trabalho para implementar acordo de cooperação com o Canadá

A diretora-geral para a América Latina do Ministério das Relações Exteriores do Canadá, Wendy Drukier, e a cônsul-geral do Canadá, Caroline Charette, foram recebidas hoje no Palácio dos Bandeirantes pelo secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima. A reunião reafirmou os compromissos do acordo de cooperação assinado com o Canadá no final de 2023 e deu início à criação dos Grupos de Trabalho para implementar os temas acordados nas áreas de Comércio, Investimentos e ESG; Ciência e Tecnologia Sustentáveis; Justiça, Cidadania e Segurança Pública; e Cultura e Economia Criativa. 

Do lado brasileiro, também participaram o chefe da Assessoria Internacional, Samo Tosatti; Marcelo de Assis, secretário executivo da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas; Raul Christiano, secretário executivo da Secretaria de Justiça e Cidadania; Anderson Oliveira, secretário executivo da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística; Stephanie da Costa, secretária executiva da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação; Julia Saluh, gerente dos Escritórios Internacionais da Invest SP. Do canadense, estiveram presentes na reunião Anouk Bergeron-Laliberté, cônsul e chefe do Setor Comercial Canadense do Consulado do Canadá em São Paulo; Emily King, cônsul e gerente do Programa Comercial do Consulado do Canadá em São Paulo; Pascale Thivierge, cônsul e chefe da Área Política e Diplomacia Pública; e Luana Toloi, assistente de comunicação do consulado.

Representantes do governo paulista elencaram áreas de interesse com as quais o Canadá pode contribuir, como medidas de mitigação das mudanças climáticas, tecnologias de reflorestamento, mineração sustentável, segurança hídrica, transporte hidroviário, além de trocas de experiências nas áreas de ciência e tecnologia, cultura e inovação. 

Os Grupos de Trabalho serão coordenados pelos secretários executivos de cada pasta. “Reforçamos nosso compromisso de transformar nossos acordos e compromissos em ações concretas para benefício do nosso Estado”, reforçou Arthur Lima. 

O encontro destacou a importância da parceria entre São Paulo e o Canadá, com foco na ampliação do comércio, investimentos e cooperação em áreas prioritárias. O Canadá é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil nas Américas, sendo que São Paulo responde por 21% desse intercâmbio. Além disso, empresas paulistas representam 45% dos investimentos brasileiros no Canadá, que, por sua vez, é o 12º maior investidor estrangeiro no Brasil, com metade das suas empresas sediadas no estado. 

“A reunião trouxe muitas ideias boas. Foi uma conversa frutífera e vemos muito espaço para colaboração no desenvolvimento econômico entre São Paulo e Canadá”, afirmou Caroline Charette. 

Ao final do encontro, ficou definida a realização de um follow-up no segundo semestre de 2024 para avaliar os avanços e definir os próximos passos da parceria.

Notícias

SP lança projeto piloto de educação inclusiva em 75 escolas estaduais


Governo de São Paulo realiza regularização fundiária em territórios quilombolas no Vale do Ribeira


Obras da Linha 6-Laranja de metrô superam 60% de execução


Governo de SP abre consulta pública para concessão dos lotes Rota Mogiana e Circuito das Águas