

Publicada em 19/2/2025
São Paulo cria grupos de trabalho para implementar acordo de cooperação com o Canadá
A diretora-geral para a América Latina do Ministério das Relações Exteriores do Canadá, Wendy Drukier, e a cônsul-geral do Canadá, Caroline Charette, foram recebidas hoje no Palácio dos Bandeirantes pelo secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima. A reunião reafirmou os compromissos do acordo de cooperação assinado com o Canadá no final de 2023 e deu início à criação dos Grupos de Trabalho para implementar os temas acordados nas áreas de Comércio, Investimentos e ESG; Ciência e Tecnologia Sustentáveis; Justiça, Cidadania e Segurança Pública; e Cultura e Economia Criativa.
Do lado brasileiro, também participaram o chefe da Assessoria Internacional, Samo Tosatti; Marcelo de Assis, secretário executivo da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas; Raul Christiano, secretário executivo da Secretaria de Justiça e Cidadania; Anderson Oliveira, secretário executivo da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística; Stephanie da Costa, secretária executiva da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação; Julia Saluh, gerente dos Escritórios Internacionais da Invest SP. Do canadense, estiveram presentes na reunião Anouk Bergeron-Laliberté, cônsul e chefe do Setor Comercial Canadense do Consulado do Canadá em São Paulo; Emily King, cônsul e gerente do Programa Comercial do Consulado do Canadá em São Paulo; Pascale Thivierge, cônsul e chefe da Área Política e Diplomacia Pública; e Luana Toloi, assistente de comunicação do consulado.
Representantes do governo paulista elencaram áreas de interesse com as quais o Canadá pode contribuir, como medidas de mitigação das mudanças climáticas, tecnologias de reflorestamento, mineração sustentável, segurança hídrica, transporte hidroviário, além de trocas de experiências nas áreas de ciência e tecnologia, cultura e inovação.
Os Grupos de Trabalho serão coordenados pelos secretários executivos de cada pasta. “Reforçamos nosso compromisso de transformar nossos acordos e compromissos em ações concretas para benefício do nosso Estado”, reforçou Arthur Lima.
O encontro destacou a importância da parceria entre São Paulo e o Canadá, com foco na ampliação do comércio, investimentos e cooperação em áreas prioritárias. O Canadá é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil nas Américas, sendo que São Paulo responde por 21% desse intercâmbio. Além disso, empresas paulistas representam 45% dos investimentos brasileiros no Canadá, que, por sua vez, é o 12º maior investidor estrangeiro no Brasil, com metade das suas empresas sediadas no estado.
“A reunião trouxe muitas ideias boas. Foi uma conversa frutífera e vemos muito espaço para colaboração no desenvolvimento econômico entre São Paulo e Canadá”, afirmou Caroline Charette.
Ao final do encontro, ficou definida a realização de um follow-up no segundo semestre de 2024 para avaliar os avanços e definir os próximos passos da parceria.