Publicada em 5/6/2017

Prefeito de São Paulo é eleito o novo presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo

Com as presenças do prefeito de São Paulo, João Dória; do secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo, Samuel Moreira; do subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita; do presidente da Emplasa, Luiz Pedretti; do secretário de governo da prefeitura, Júlio Semeghini; do secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni; do secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda e do prefeito de Santana de Parnaíba, Elvis Leonardo, que deu início à solenidade saudando todos os presentes.
Na sequência, o subsecretário Edmur Mesquita teve a palavra e ressaltou a importância desse Conselho. “Temos com muita clareza nossas metas e objetivos. Com isso, cumprimos o papel de criar soluções para os desafios em comum. É fundamental o espírito de união, na medida que estamos envolvidos em um mesmo projeto. Daqui para frente não há mais partido, mas sim a finalidade de estarmos unidos em torno do metropolitano”. E prosseguiu fazendo o anúncio do novo presidente do Conselho. “E foi através de um absoluto consenso que o prefeito de São Paulo, João Dória, foi eleito o novo presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo. Temos um líder com predicados incomuns e que tem servido de paradigma para outras prefeituras da capital e do Brasil”.
Samuel Moreira, também elogiou a escolha do novo presidente e destacou a necessidade de planejamento de governança. João Dória iniciou o discurso concordando com as palavras ditas anteriormente por Edmur Mesquita. “Não temos partido nem ideologia. Temos que auxiliar, em específico, a população mais carente da região metropolitana de São Paulo. Mesmo diante da crise política, precisamos seguir nosso papel de administradores. Teremos nesse Conselho duas importantes Câmaras Temáticas: a de Transporte Público Metropolitano e a de Transportes Metropolitanos de Cargas”.
Tanto Sérgio Avelleda, como Clodoaldo Pelissioni, discursaram rapidamente sobre as duas Câmaras Temáticas e estipularam “integração” como palavra de ordem para a resolução dos problemas e melhor qualidade de vida ao cidadão.
Em seguida, Luiz Pedretti fez breve relato da atual situação do PDUI – Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado – nas regiões metropolitanas e aglomerados urbanos. “Até o final do ano, com todas as audiências públicas realizadas, teremos um plano obrigatório e que será aprovado por lei pela primeira vez na história”.
Em seguida, a reunião teve uma pausa para que os prefeitos presentes se reunissem e decidissem o vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento, mas foi retomada com brevidade e o anúncio do prefeito de Santana de Parnaíba, Elvis Leonardo, como o novo vice, foi feito por Edmur Mesquita.
A Ata da última reunião do Conselho foi aprovada por consenso e a reunião foi encerrada.

Notícias

STF aceita pedido do Governo de SP e acolhe definição proposta para uso das câmeras por policiais


Trens e metrô terão nova tarifa a partir de 6 de janeiro


Governo de SP prorroga prazo da consulta pública sobre concessão de Travessias Hídricas


SP bate recorde de investimentos em 2024 com Maratona de Leilões do PPI-SP