Publicada em 18/5/2023

Palácio dos Bandeirantes comemora Dia Internacional dos Museus com exposição “Destaques do Acervo”

Hoje,18 de maio, celebramos o Dia Internacional de Museus, data criada em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para promover as instituições museológicas e suas ações em prol da sociedade.

Essa é 21ª Semana Nacional de Museus, evento promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) com intuito de mobilizar os museus brasileiros a elaborarem programações especiais, tendo o Acervo dos Palácios participado de todas as edições, desde 2007.

Nesse ano, a participação é por meio da exposição “Os Palácios e os Destaques do Acervo: Entre o Barroco e o Contemporâneo” e conta com algumas das principais obras dos Palácios do Governo, da arte barroca à contemporânea, trazendo a memória das sedes do poder executivo do Estado de SP.

O acervo histórico e artístico

A memória das sedes do poder executivo está presente na coleção de obras de arte e objetos históricos dos Palácios do Governo, que conta com cerca de 4000 peças, entre mobiliário, louçaria, prataria, tapeçaria e obras de arte, de diferentes estilos, materiais e lugares do mundo, do século XVI ao século XXI.

Nessa exposição estão algumas das principais obras do museu, desde a arte barroca à contemporânea. O percurso nos apresenta alguns momentos da história e da arte no Brasil, caminhamos por obras do fim do século XIX, quando a arte acadêmica era o estilo artístico que prevalecia no Brasil. Adentramos, então, o século seguinte, quando a arte moderna rompe com o academicismo, inovando na técnica e incorporando as vanguardas europeias na construção de uma arte em busca da identidade nacional. Os artistas e intelectuais modernistas buscaram referências históricas, como as tradições folclóricas e religiosas do passado barroco, para pensar esse novo e múltiplo Brasil.

A arte continua na contemporaneidade, inovando e explorando as mais diversas temáticas, como na obra “Casal Brasileiro”, do artista Alex Flemming, que abre a exposição e trabalha o tema da identidade nacional, lembrando-nos de que o patrimônio público pertence ao povo e, portanto, é nossa missão celebrá-lo e preservá-lo.

Visitas guiadas
O Palácio dos Bandeirantes é um museu aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h e aos sábados, para grupos acima de 10 pessoas, às 10h ou às 14h. Basta agendar a visita pelo e-mail monitoria@sp.gov.br.

Notícias

STF aceita pedido do Governo de SP e acolhe definição proposta para uso das câmeras por policiais


Trens e metrô terão nova tarifa a partir de 6 de janeiro


Governo de SP prorroga prazo da consulta pública sobre concessão de Travessias Hídricas


SP bate recorde de investimentos em 2024 com Maratona de Leilões do PPI-SP