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Publicada em 17/2/2025
Maior tuneladora da América Latina conecta mais um trecho à expansão da Linha 2-Verde do Metrô
A maior tuneladora em operação na América Latina, batizada de Cora Coralina pelos paulistas, chegou nesta segunda-feira (17) ao poço de ventilação Madrid, conectando mais um trecho da construção dos túneis de ampliação da Linha 2-Verde do Metrô. Nesse percurso foram escavados cerca de 500 metros, com 53mil m³ de terra e 333 anéis de concreto instalados desde a Estação Santa Clara, onde a tuneladora iniciou a etapa em 2 de janeiro.
Com a chegada no VSE Madrid, a próxima ação consiste em arrastar a máquina para a parede oposta do poço, onde a escavação será retomada com destino à futura estação Orfanato e, posteriormente, o poço Falchi Gianini – último destino da tuneladora. Ao chegar no último poço, que está localizado pouco antes da estação Vila Prudente da Linha 2-Verde (já em operação), o tatuzão marcará a conclusão de um trajeto de 4,5 km de extensão, com 3,7 km de túneis construídos (os demais 800 metros compreendem as estações e poços).
Quando finalizar o primeiro trecho de escavação, entre o Complexo Rapadura e o VSE Falchi Gianini, a tuneladora será desmontada e remontada no canteiro de obras da estação Penha, para escavar no sentido do Complexo Rapadura, concluindo todo o túnel da ampliação da Linha 2-Verde.
Desde o início da escavação no canteiro do Complexo Rapadura, o tatuzão percorreu 3,5 km, retirando 310 mil m³ de terra e posicionando 1.942 anéis de concreto em 2,9 km de túneis. Com investimento de R$ 15 bilhões do Governo do Estado, a obra vai expandir a Linha 2-Verde da Vila Prudente até a Penha, na Linha 3-Vermelha.
Maior tuneladora em operação na América Latina
Batizada de “Cora Coralina” em homenagem à poetista brasileira, a tuneladora Shield comporta ao todo 150 pessoas que trabalham diretamente em sua operação, dividida em três turnos diários, envolvendo engenheiros, mecânicos, técnicos e eletricistas, entre outros profissionais.
Com cerca de 100 metros de comprimento e 2.500 toneladas, a tuneladora conta com uma roda de corte de 11,66 metros de diâmetro – a maior do tipo em operação na América Latina – e capacidade para escavar e revestir com anéis de concreto até 15 metros por dia a extensão de 8,3 km de túneis projetados.
Essa estrutura é composta também pelo chamado “backup”, que é a estrutura de apoio do tatuzão, composta por esteiras para retirada de terra, câmara hiperbárica, sistema de ventilação e estrutura para a colocação das aduelas de concreto que revestem o túnel, entre outros acessórios.
Ampliação da Linha 2-Verde
O projeto de expansão da linha 2-Verde do Metrô prevê mais 8,3 km de vias e oito novas estações, entre Vila Prudente e a Penha (Linha 3-Vermelha).
Quando pronto, o novo trecho vai agilizar o trajeto dos moradores da região leste e facilitar a chegada às demais regiões de São Paulo, além de redistribuir a demanda de passageiros na rede de trilhos, trazendo mais conforto às pessoas. Cerca de 1,2 milhão de pessoas serão beneficiadas diariamente.