Publicada em 11/2/2025

Governo de SP avança em projetos de mobilidade urbana e aprova estudos para expansão da Linha 6-Laranja

O Governo do Estado de São Paulo autorizou, nesta segunda-feira (10), durante reunião do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), a elaboração de estudos para a ampliação da Linha 6-Laranja, um dos principais projetos metroviários da capital. No encontro, também foi formalizada aprovação da modelagem final do túnel imerso Santos-Guarujá.

“Estamos avançando em mais um grande projeto de mobilidade para São Paulo. A expansão da Linha 6-Laranja significa mais integração, eficiência e conforto para a população, garantindo um transporte público de qualidade e planejado para o futuro”, disse o governador Tarcísio de Freitas.

Além de Tarcísio, participaram da reunião o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini; o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima; o secretário da Fazenda, Samuel Kinoshita; a procuradora-geral do Estado, Inês Coimbra; e a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende.

Linha 6-Laranja

A expansão da Linha 6-Laranja prevê a construção de 7 km adicionais de trilhos e seis novas estações, ampliando a integração entre diferentes modais de transporte e melhorando o deslocamento dos passageiros. O projeto será executado em dois trechos: um rumo à região central, com as novas estações Aclimação, Cambuci, Vila Monumento e São Carlos, e outro na direção da Zona Norte, que contará com as paradas Morro Grande e Velha Campinas.

A obra utilizará métodos distintos de escavação conforme a geologia do solo. No trecho central, será empregado o Tatuzão (TBM – Tunnel Boring Machine), tecnologia que permite a escavação de túneis sem impacto na superfície. Já a extensão até a Zona Norte adotará o método NATM (New Austrian Tunneling Method), mais adequado para solos rochosos.

“A ampliação da Linha 6-Laranja reforça o compromisso do Governo de São Paulo com a mobilidade urbana, trazendo mais integração e eficiência ao transporte público. Serão 7 km a mais de trilhos e seis novas estações, beneficiando milhares de passageiros diariamente”, disse Benini.

Com essa ampliação, a Linha 6-Laranja passará a se conectar diretamente com a Linha 10-Turquesa, tornando o transporte metropolitano mais eficiente. A concessionária Linha Universidade será responsável pelos estudos de viabilidade e pela obtenção das licenças para as obras. Após essa fase, o Governo do Estado avaliará a inclusão da expansão no contrato de concessão como investimento adicional.

Túnel Santos-Guarujá

O projeto, qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e integrado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), está estimado em R$ 6 bilhões e teve a modelagem final aprovada durante a reunião. O custo será compartilhado entre o Governo de São Paulo, o Governo Federal e o setor privado. A construção deve gerar cerca de 9 mil empregos diretos e indiretos.

Com projeto executivo elaborado pelo Governo de São Paulo, o túnel atende a uma demanda histórica da população da Baixada Santista e reduzirá significativamente o tempo de deslocamento entre os dois municípios. Atualmente, mais de 21 mil veículos fazem a travessia diariamente por meio de catraias e balsas, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres.

A estrutura total será de 1,5 km, sendo 870 metros submersos. O túnel contará com três faixas de rolamento por sentido, sendo uma delas para a passagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Também haverá acesso exclusivo para pedestres e ciclistas.

Programa de Parcerias de Investimentos

O PPI-SP é uma iniciativa do Governo do Estado que visa ampliar as oportunidades de investimento, emprego, desenvolvimento socioeconômico, tecnológico, ambiental e industrial em São Paulo. Com foco nas áreas de Rodovias, Mobilidade, Social e Água/Energia, o PPI-SP está realizando o maior e mais completo programa de investimentos com a iniciativa privada da história de São Paulo, beneficiando a população paulista e impulsionando o crescimento econômico regional. Ao todo, já são 29 projetos qualificados e uma carteira de mais de R$ 494 bilhões.

Notícias

Governo de SP lança Programa Jovens Motociclistas para reduzir acidentes de trânsito


Governo de SP avança em projetos de mobilidade urbana e aprova estudos para expansão da Linha 6-Laranja


Alertas da Defesa Civil: entenda os tipos de aviso durante o período de chuvas


Governo de SP institui Comitê de Assessoramento Estratégico para Políticas de Segurança Pública