Publicada em 20/3/2025

Governo de SP amplia rede de apoio contra drogas com novo Espaço Prevenir

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDS), inaugurou, nesta quarta-feira (19), a sexta unidade do Espaço Prevenir, agora no Centro Integrado de Cidadania (CIC) Campos Elíseos, no centro da capital. O evento marcou também a assinatura de um Protocolo de Intenções entre a SEDS, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca), a Secretaria de Educação e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

LEIA TAMBÉM: Governo de SP entrega novo complexo de Casas Terapêuticas na Penha

O evento contou com a presença do vice-governador, Felício Ramuth, da secretária da pasta, Andrezza Rosalém, do secretário de Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, da reitora da Unifesp , Raiane Assumpção, e de outras autoridades.

“A união de esforços, representada pelo protocolo que foi assinado hoje, vai resultar na maior iniciativa de prevenção ao uso de drogas que o Estado de São Paulo já presenciou”, disse o vice-governador, Felício Ramuth. “Para que possamos oferecer o apoio e a estrutura necessários às pessoas em situação de vulnerabilidade, o Estado de São Paulo continuará empenhado e motivado para transformar a vida dessas pessoas”, concluiu.

Protocolo de Intenções: união de forças pela prevenção

O Protocolo de Intenções firmado entre SEDS, Condeca, Secretaria de Educação e Unifesp visa a implantação do Sistema Estadual Integrado de Prevenção ao Uso de Drogas e Violência Contra Crianças, Adolescentes e Suas Famílias. Os parceiros se comprometem a elaborar planos de trabalho conjuntos para fortalecer as ações de prevenção em todo o estado.

Espaço Prevenir: cuidado e prevenção no CIC Campos Elíseos

A nova unidade funcionará dentro do Centro Integrado de Cidadania (CIC) Campos Elíseos, serviço da Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania. Para a implantação, foram investidos R$ 650 mil, e, mensalmente, o serviço terá um custeio de R$ 50 mil. Assim como as demais unidades, o espaço tem a capacidade de atender 200 indivíduos referenciados por mês.

“O Espaço Prevenir é uma ação fundamental na prevenção ao uso de drogas”, disse o vice-governador, Felício Ramuth. “O Governo de São Paulo, junto com a sociedade civil, está empenhado em combater esse problema”, afirma.

Inédito desta gestão, o Espaço Prevenir conta com uma equipe multidisciplinar que atua para fortalecer os vínculos familiares, criar redes de apoio e cuidado, além de apoiar, na recuperação e prevenção de recaídas, pessoas com transtornos devido ao uso de substâncias psicoativas.

“O Espaço Prevenir é um serviço de cuidado e proteção para crianças, adolescentes e famílias, com foco na prevenção ao contato com drogas”, explica a secretária estadual de Desenvolvimento Social, Andrezza Rosalém. “Também acolhe e atende ex-acolhidos, oferecendo suporte terapêutico para evitar recaídas”, destaca.

No serviço, são realizadas diversas atividades como dinâmicas psicossociais, terapia, consultas com psicólogos, programas culturais e de lazer, além de orientação profissional para facilitar a inserção no mercado de trabalho. Os familiares também são instruídos sobre como agir em relação ao ente atendido.

Além da nova unidade na capital, o Espaço Prevenir já está presente em Bauru, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto.

Notícias

Governo de São Paulo negocia para trazer jogo comemorativo da NBA ao estado


Governo de SP notifica grandes consumidores de energia elétrica sobre dívidas de ICMS


Governo de SP instala fundo de apoio ao saneamento


SP Por Todas: bate-papo sobre presença feminina na arte encerra Mês da Mulher