Publicada em 31/3/2025

Fundo Social de SP lança curso de capacitação para gestão de fundos municipais

O Fundo Social de São Paulo iniciou um novo programa de capacitação voltado para gestão de fundos sociais municipais, incluindo primeiras-damas e integrantes dos órgãos das prefeituras paulistas. A iniciativa, lançada nesta quinta-feira (27), visa ampliar a atuação do Fundo Social na qualificação profissional, aprimorar a gestão pública e fortalecer o desenvolvimento social nos municípios.

O lançamento aconteceu com uma aula inaugural conduzida pela primeira-dama e presidente do Fundo Social, Cristiane Freitas, e contou com a participação de representantes do Sebrae-SP e do Centro Paula Souza (CPS), instituições parceiras do projeto.

Fundo Social de São Paulo já oferece cursos gratuitos voltados para a inclusão produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Mais de 200 mil pessoas já foram capacitadas pelo órgão. Com o novo programa de qualificação, o objetivo é proporcionar ferramentas estratégicas para que a gestão dos fundos municipais possa ampliar o impacto social de ações, tornando as políticas públicas mais eficientes.

Para a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Cristiane Freitas, capacitar gestores municipais é essencial para impulsionar o desenvolvimento no estado. “Fortalecer quem lidera e capacitar quem precisa. Assim, vamos aprimorando os processos e construindo um caminho com mais oportunidades para que o cidadão tenha uma porta de saída da situação de vulnerabilidade”, destacou.

O diretor-superintendente do CPS, Clóvis Dias, reforçou a importância do projeto para a transformação social nos municípios. “Cada liderança capacitada será um agente de mudança e terá condições de potencializar a eficácia das políticas públicas”, afirmou.

A formação dos cursos será dividida em módulos e ministrada por especialistas do Sebrae-SP e do CPS.  O cronograma de cursos terá início no dia 4 de abril e no final os alunos receberão certificado de capacitação.

Já o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa, ressaltou o papel da qualificação na promoção da inclusão produtiva. “A inclusão produtiva é um dos melhores caminhos para uma sociedade mais igualitária. O Sebrae-SP, por meio do empreendedorismo, soma forças com o Fundo Social do Estado na capacitação dos gestores municipais para fomentar oportunidades e levar novas perspectivas à vida de pessoas em situação de vulnerabilidade”, disse.

Todo o material estará disponível online para os participantes, por meio de links de transmissão disponíveis no site oficial do Fundo Social de São Paulo.

Notícias

Governo de SP instala fundo de apoio ao saneamento


SP Por Todas: bate-papo sobre presença feminina na arte encerra Mês da Mulher


Pedágios dos lotes Sorocabana e Nova Raposo ficaram mais baratos a partir do último domingo (30)


Comporte vence leilão das linhas 11, 12 e 13 de trens com desconto de 2,57% sobre contraprestação do Estado