

Publicada em 19/3/2025
Estado de São Paulo assina termo de cooperação econômica com Baixa Saxônia
O Estado de São Paulo reforçou as relações políticas e econômicas com o Estado alemão da Baixa Saxônia com a assinatura de um protocolo de intenções nesta segunda-feira (17). Na ocasião, o governador em exercício Felicio Ramuth reuniu-se com a delegação alemã, composta por autoridades e empresários, para a assinatura. O protocolo de intenções tratou de áreas como proteção ambiental, transição energética e tecnologia.
“Tenho certeza que a partir do acordo de hoje, vamos conseguir aproximar ainda mais as ações efetivas na área de educação, negócios, entre outras com a Baixa Saxônia”, ressaltou o vice-governador Felicio Ramuth, acrescentando que essa parceria trará benefícios concretos para os paulistas, impulsionando a economia e gerando empregos.
Cooperação estratégica São Paulo-Baixa Saxônia
O acordo prevê parcerias para o desenvolvimento de projetos em energias renováveis, eficiência energética e mobilidade sustentável, incluindo tecnologia de hidrogênio e soluções de armazenamento. Na ocasião, o Estado de São Paulo apresentou seu plano de diversificação da matriz energética. No campo econômico, busca fortalecer pequenas e médias empresas e apoiar a transformação industrial.
Na área de tecnologia, São Paulo e Baixa Saxônia trabalharão juntos em setores emergentes como a indústria 4.0, manufatura inteligente, mobilidade inteligente e inteligência artificial. Além disso, o protocolo inclui intercâmbio de estratégias para infraestrutura e logística, buscando aprimorar redes de transporte sustentável.
A educação e a pesquisa também são pontos centrais da cooperação. O acordo prevê a criação de programas conjuntos de treinamento, intercâmbio de especialistas e incentivo ao contato entre instituições de ensino e pesquisa das duas regiões.
Projetos de São Paulo
Durante a reunião, representantes do Governo de São Paulo aproveitaram a oportunidade para apresentar os planos de concessão no Estado. Além disso, autoridades e empresários da Baixa Saxônia foram introduzidos aos projetos na área metroferroviária de São Paulo e ao cronograma de leilões no estado. Também foi ressaltado o papel das três universidades estaduais (USP, Unesp e Unicamp) no desenvolvimento de pesquisas.
Além disso, o Governo de São Paulo também apresentou a InvestSP, agência de promoção de investimentos do Estado. Desde a abertura de seu escritório em Munique, em 2021, a agência já apoiou 19 empresas alemãs em 25 projetos de investimento, totalizando US$ 2,6 bilhões e a criação de mais de 6,7 mil empregos.
São Paulo é o principal parceiro comercial da Alemanha no Brasil, concentrando 37% das transações entre os dois países. Além disso, o Estado abriga cerca de 60% das mais de 1.130 empresas alemãs que operam no Brasil, incluindo Volkswagen, Bosch, Jungheinrich e Schaeffer, que juntas empregam mais de 120 mil pessoas.
Próximos passos
O protocolo de intenções tem duração de cinco anos e prevê a realização de reuniões técnicas para definir projetos específicos e cronogramas de execução. A coordenação da cooperação ficará a cargo da Assessoria Internacional da Casa Civil do Estado de São Paulo e da Chancelaria do Estado da Baixa Saxônia.