Publicada em 4/2/2025

Controladoria Geral do Estado de São Paulo abre sua primeira consulta pública sobre base de dados

A Controladoria Geral do Estado (CGE SP) realizará, entre os dias 3 e 14 de fevereiro, uma consulta pública sobre o inventário de bases de dados produzidos ou acumulados pelos órgãos e entidades do Governo do Estado de São Paulo. A consulta pública faz parte da Política de Dados Abertos do Estado (Decreto nº 68.769, de 14 de agosto de 2024) e sua coordenação e monitoramento são de responsabilidade da CGE SP.

A consulta pública é uma estratégia adotada pela CGE SP para garantir a participação da sociedade no processo de definição do grau de relevância das bases de dados a serem disponibilizadas pelo Estado.

As informações serão utilizadas para elaboração dos Planos de Dados Abertos que é um documento orientador para as ações de implementação e promoção de abertura de dados de cada órgão ou entidade da Administração Pública e cuja vigência será de 2 (dois) anos.

O objetivo é tornar os dados abertos, acessíveis ao público, representados em meio digital, estruturados em formato aberto, processáveis por máquina, referenciados na internet e disponibilizados sob licença aberta que permita sua livre utilização, reutilização, consumo ou tratamento por qualquer pessoa, física ou jurídica.

Essa consulta pública reforça o compromisso do Estado de São Paulo com a transparência e a prestação de contas, promovendo uma gestão pública mais aberta e acessível aos cidadãos.

Notícias

Governador acompanha chegada do Tatuzão à última estação do trecho norte da Linha 6-Laranja


Controladoria Geral do Estado de São Paulo abre sua primeira consulta pública sobre base de dados


Governo de SP anuncia apoio para planos de drenagem municipais


Governo de SP reforça parceria comercial com a China em evento