Publicada em 12/4/2017

Conselho de Desenvolvimento da Região de Ribeirão Preto é nomeado pelo governador Geraldo Alckmin

A Região Metropolitana de Ribeirão Preto, criada, por lei, em julho do ano passado, recebeu do Governador Geraldo Alckmin, na noite de ontem, 11/4, a nomeação oficial dos integrantes do seu Conselho de Desenvolvimento. Composto pelos 34 prefeitos dos municípios que formam a nova Região Metropolitana, o Conselho também inclui a participação de 18 representantes do Estado.

Ribeirão é a sexta região metropolitana paulista institucionalizada, além das RMs de Campinas, São Paulo, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte e Sorocaba, que já são muito atuantes no estado. 

Com população estimada em 1,6 milhão de habitantes (3,7% do Estado e 0,81% do país), segundo dados de 2014, a Região Metropolitana de Ribeirão Preto ocupa um território de 14,8 mil km² (5,96% do Estado e 0,17% do país). Seu Produto Interno Bruto (PIB) também é expressivo, atingindo R$ 48,38 bilhões, de acordo com dados de 2013. Esse valor representa cerca de 3% do PIB do Estado e 1% do PIB brasileiro.

A Região Metropolitana de Ribeirão Preto é composta formalmente por 34 municípios, quais sejam: Altinópolis, Barrinha, Batatais, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Dumont, Guariba, Guatapará, Jaboticabal, Jardinópolis, Luis Antônio, Mococa, Monte Alto, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Ribeirão Preto, Sales Oliveira, Santa Cruz da Esperança, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa do Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho, Taiuva, Tambaú e Taquaral. 

Desde as eleições, em final de março último, os prefeitos de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, e Batatais, José Luis Romagnoli, são, respectivamente, presidente e vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Ribeirão.

Notícias

STF aceita pedido do Governo de SP e acolhe definição proposta para uso das câmeras por policiais


Trens e metrô terão nova tarifa a partir de 6 de janeiro


Governo de SP prorroga prazo da consulta pública sobre concessão de Travessias Hídricas


SP bate recorde de investimentos em 2024 com Maratona de Leilões do PPI-SP