Publicada em 18/2/2025

Concessão das linhas 11, 12 e 13 garante redução dos intervalos e chegada mais rápida ao centro de SP

A concessão do Lote Alto Tietê, que abrange as linhas 11, 12 e 13 de trens urbanos, contempla a redução dos intervalos entre os trens que operam atualmente nas linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

LEIA TAMBÉM: Ampliação das linhas 11, 12 e 13 de trem irá beneficiar moradores de Guarulhos, Mogi das Cruzes e Suzano

A Linha 11-Coral terá viagens a cada três minutos no trecho entre Palmeiras-Barra Funda e Suzano e redução para seis minutos entre os trens no trecho de Suzano a Cezar de Souza. Atualmente, o trecho entre Luz e Guaianases possui intervalo médio de 3,5 minutos e sete minutos de Guaianases a Estudantes.

LEIA TAMBÉM: Linhas concedidas de metrô e trem em SP transportam mais de 46 milhões de passageiros em janeiro

Já na Linha 12-Safira, atualmente, o intervalo entre os trens é de cinco minutos entre Brás e Itaquaquecetuba e 10 minutos entre Itaquaquecetuba e Calmon Viana. Com a concessão, o intervalo entre Brás e Itaquaquecetuba passará para 3 minutos e 15 segundos e 6,5 minutos entre Itaquaquecetuba e Suzano.

LEIA TAMBÉM: Maior tuneladora da América Latina conecta mais um trecho à expansão da Linha 2-Verde do Metrô

Na linha 13-Jade, o intervalo entre os trens será reduzido para 10 minutos. Hoje a linha opera com intervalo de 15 minutos. A linha será ampliada nos dois sentidos e ligará Gabriela Mistral até Bonsucesso. O Expresso Aeroporto terá seu intervalo reduzido para 30 minutos, com viagens a cada meia hora entre Palmeiras-Barra Funda e Aeroporto-Guarulhos no horário de vale e uma hora no horário de pico. O Expresso também ganhará uma nova parada na futura estação Gabriela Mistral, tendo integração com as linhas 2-Verde de metrô e 12-Safira de trens urbanos.

LEIA TAMBÉM: São Paulo mais acessível: 12 projetos de mobilidade urbana vão encurtar caminhos na maior cidade da América Latina

A concessão do Lote Alto Tietê prevê R$ 14,3 bilhões em investimentos e melhorias para a população, além da extensão de 25,7 km de novos trilhos. Juntas, as três linhas devem transportar 1,3 milhão de passageiros por dia em média útil até 2040.

Todas as melhorias previstas e investimentos que serão realizados, separados por ramal ferroviário, estão disponíveis na página do projeto que pode ser acessada clicando aqui.

Notícias

Aulas nas escolas cívico-militares em SP começam no segundo semestre


Governo de SP apresenta Programa de Parcerias em evento da Amcham Interior em Campinas


Concessão das linhas 11, 12 e 13 prevê 10 novas estações e reforma de 24 já existentes


São Paulo cria grupos de trabalho para implementar acordo de cooperação com o Canadá