Publicada em 28/9/2023

Casa Militar completa 92 anos e concede 64 medalhas de honraria

O auditório do Palácio dos Bandeirantes ficou cheio na tarde desta quarta-feira (27) durante evento de comemoração dos 92 anos da Casa Militar, completados no dia 23 de setembro. Durante a celebração, 64 pessoas foram agraciadas com a Medalha da Casa Militar, honraria criada em 2006 e concedida aos indivíduos que se destacaram por seus serviços notáveis ao Estado de São Paulo. Entre os homenageados estavam o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, a primeira-dama, Cristiane Freitas, o vice-governador, Felício Ramuth, o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, e o secretário da Gerência de Apoio do Litoral Norte, André Porto.

A Casa Militar desempenha um papel fundamental na segurança física do Palácio do Governo, Palácio Boa Vista e do gabinete do governador, além de receber autoridades nacionais e estrangeiras. O órgão também é responsável pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil.

Com suas origens datadas do início do século XX, a Casa Militar foi oficialmente instituída e organizada em 1931, quando o Interventor Federal Dr. Laudo Ferreira de Camargo editou o Decreto nº 5205. Em 1960, o governador Carvalho Pinto determinou à Casa Militar a missão de segurança física dos palácios do governo e do gabinete do governador, lançando as bases para a posterior criação de um corpo de segurança pessoal da autoridade e familiares.

Em 1975, o governador Laudo Natel criou a Subchefia de Defesa Civil, em uma iniciativa pioneira no intuito de alocar os recursos necessários em auxílio aos municípios nos casos de emergências oriundas de desastres. Em 1976, no governo de Paulo Egydio Martins, a Defesa Civil ganha ainda mais força, e a coordenadoria das ações assistenciais, preventivas e recuperativas desencadeadas em socorro à população vitimada por eventos catastróficos, recaiu sobre a figura do Chefe da Casa Militar, de forma cumulativa, como ocorre até hoje.

Em 2006, o Decreto Estadual nº 50.555 instituiu a Medalha da Casa Militar, para homenagear “pessoas físicas e jurídicas, organizações civis e militares, nacionais e estrangeiras, por seus méritos e pelos serviços dignos de especial destaque prestados ao Estado de São Paulo e a seu povo, de maneira a preservar o espírito de liberdade e democracia”.

Notícias

Alertas da Defesa Civil: entenda os tipos de aviso durante o período de chuvas


Governo de SP institui Comitê de Assessoramento Estratégico para Políticas de Segurança Pública


Tatuzão chega à Estação São Joaquim e conclui processo de escavação de túneis da Linha 6-Laranja


Governo de SP entrega 118 moradias pelo programa Casa Paulista e anuncia novos atendimentos habitacionais em Ribeirão Preto