Publicada em 20/3/2017
Alckmin recebe ministro dos Emirados Árabes no Palácio dos Bandeirantes
Nesta terça-feira (21), o governador Geraldo Alckmin se reúne com o ministro das Relações Exteriores e Cooperação Internacional dos Emirados Árabes Unidos (EAU) Xeique Abdullah Bin Zayed Al Nahyan. O encontro, que acontece a partir das 16h no Palácio dos Bandeirantes, tem por objetivo atrair investimentos e estimular o comércio entre as regiões.
Este é a terceira vez este ano que Alckmin recebe representantes dos EAU. A nova embaixadora Hafsa Abdulla Mohamed Sharif Alulama e membros do ADIA (Abu Dhabi Investment Authority), maior fundo soberano dos Emirados, foram os dois primeiros encontros.
Logo depois da visita, o ministro segue para a inauguração do novo escritório do Consulado-Geral dos EAU em São Paulo.
Pela delegação árabe, participam do encontro a embaixadora Sharif Al Ulama, o chefe do setor de Comércio Jamal Al Suwaidi, o segundo secretário Abdelrahman Abdulla Almaazmi e a secretária particular Maisoon Al Dah. Acompanham o governador, o secretário de Governo Saulo de Castro, a subsecretária de Parcerias e Inovação Karla Bertocco, o secretário da Energia João Carlos Meirelles, o diretor-executivo da Investe São Paulo Sérgio Costa e a chefe da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais (AEAI) Ana Paula Fava.
“A visita do ministro contribui para reforçar a relação bilaterial entre os Emirados Árabes e o Brasil, que tem se intensificado nos últimos anos, principalmente na área de investimentos de longo prazo em setores estratégicos como infraestrutura”, afirma Ana Paula Fava.
Esta é a quinta vez que o ministro Abdullah vem ao país. Na última quinta-feira (16), o ministro cumpriu agenda em Brasília e se reuniu com o presidente brasileiro Michel Temer, o presidente do Congresso Nacional Eunício Oliveira, o ministro da Defesa Raul Jungmann, e o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços Marcos Pereira.
Os EAU são o país do Oriente Médio com maior número de visitas ministeriais desde 2010 ao Brasil. Foram 31 encontros no período.