Publicada em 17/2/2025

Maior tuneladora da América Latina conecta mais um trecho à expansão da Linha 2-Verde do Metrô

A maior tuneladora em operação na América Latina, batizada de Cora Coralina pelos paulistas, chegou nesta segunda-feira (17) ao poço de ventilação Madrid, conectando mais um trecho da construção dos túneis de ampliação da Linha 2-Verde do Metrô. Nesse percurso foram escavados cerca de 500 metros, com 53mil m³ de terra e 333 anéis de concreto instalados desde a Estação Santa Clara, onde a tuneladora iniciou a etapa em 2 de janeiro.

Com a chegada no VSE Madrid, a próxima ação consiste em arrastar a máquina para a parede oposta do poço, onde a escavação será retomada com destino à futura estação Orfanato e, posteriormente, o poço Falchi Gianini – último destino da tuneladora. Ao chegar no último poço, que está localizado pouco antes da estação Vila Prudente da Linha 2-Verde (já em operação), o tatuzão marcará a conclusão de um trajeto de 4,5 km de extensão, com 3,7 km de túneis construídos (os demais 800 metros compreendem as estações e poços).

Quando finalizar o primeiro trecho de escavação, entre o Complexo Rapadura e o VSE Falchi Gianini, a tuneladora será desmontada e remontada no canteiro de obras da estação Penha, para escavar no sentido do Complexo Rapadura, concluindo todo o túnel da ampliação da Linha 2-Verde.

Desde o início da escavação no canteiro do Complexo Rapadura, o tatuzão percorreu 3,5 km, retirando 310 mil m³ de terra e posicionando 1.942 anéis de concreto em 2,9 km de túneis. Com investimento de R$ 15 bilhões do Governo do Estado, a obra vai expandir a Linha 2-Verde da Vila Prudente até a Penha, na Linha 3-Vermelha.

Maior tuneladora em operação na América Latina

Batizada de “Cora Coralina” em homenagem à poetista brasileira, a tuneladora Shield comporta ao todo 150 pessoas que trabalham diretamente em sua operação, dividida em três turnos diários, envolvendo engenheiros, mecânicos, técnicos e eletricistas, entre outros profissionais.

Com cerca de 100 metros de comprimento e 2.500 toneladas, a tuneladora conta com uma roda de corte de 11,66 metros de diâmetro – a maior do tipo em operação na América Latina – e capacidade para escavar e revestir com anéis de concreto até 15 metros por dia a extensão de 8,3 km de túneis projetados.

Essa estrutura é composta também pelo chamado “backup”, que é a estrutura de apoio do tatuzão, composta por esteiras para retirada de terra, câmara hiperbárica, sistema de ventilação e estrutura para a colocação das aduelas de concreto que revestem o túnel, entre outros acessórios.

Ampliação da Linha 2-Verde

O projeto de expansão da linha 2-Verde do Metrô prevê mais 8,3 km de vias e oito novas estações, entre Vila Prudente e a Penha (Linha 3-Vermelha).

Quando pronto, o novo trecho vai agilizar o trajeto dos moradores da região leste e facilitar a chegada às demais regiões de São Paulo, além de redistribuir a demanda de passageiros na rede de trilhos, trazendo mais conforto às pessoas. Cerca de 1,2 milhão de pessoas serão beneficiadas diariamente.

Notícias

SP lança projeto piloto de educação inclusiva em 75 escolas estaduais


Governo de São Paulo realiza regularização fundiária em territórios quilombolas no Vale do Ribeira


Obras da Linha 6-Laranja de metrô superam 60% de execução


Governo de SP abre consulta pública para concessão dos lotes Rota Mogiana e Circuito das Águas