Publicada em 4/2/2025

Governador acompanha chegada do Tatuzão à última estação do trecho norte da Linha 6-Laranja

O governador Tarcísio de Freitas acompanhou nesta terça-feira (4), na capital, a chegada do Tatuzão Norte à futura Estação Brasilândia, a última do trecho norte do ramal. As obras da Linha 6-Laranja, estimadas em R$ 19 bilhões, alcançaram 60% de conclusão e cumprem o cronograma previsto pelo Governo de SP. Desta forma, no segundo semestre de 2026 será entregue o primeiro trecho do ramal, entre as Estações Brasilândia e Perdizes.

“Hoje a celebração é especial, porque estamos chegando à Brasilândia, que lutou por essa obra por muitos anos. É o sonho de toda uma comunidade trabalhadora, que acorda muito cedo e gasta hoje uma hora e meia para chegar ao centro. Nós vamos reduzir esse tempo de viagem para 23 minutos. Estamos falando de aumento de produtividade, de menos emissões, de sustentabilidade e também do que há de mais moderno em mobilidade urbana, que é o transporte metroferroviário, para uma cidade enorme como São Paulo”, disse o governador Tarcísio de Freitas.

A agenda contou com a presença dos secretários estaduais Rafael Benini (Parcerias em Investimentos) e Marco Antonio Assalve (Transportes Metropolitanos), além do prefeito da capital, Ricardo Nunes, e de executivos e funcionários da construtora Acciona e do Consórcio Linha Universidades.

O restante da linha, entre as Estações Perdizes e São Joaquim, interligam a Zona Norte ao Centro da Capital e será entregue no segundo semestre de 2027. A linha terá conexões com as Linhas 1-Azul, 4-Amarela, 7-Rubi, 8-Diamante e 9-Esmeralda. “Essa obra é um marco importante, uma conclusão da primeira fase do que temos planejado, mas vamos fazer muito mais com a expansão de toda essa linha”, afirmou o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.

Linha 6-Laranja

Com 15,3 quilômetros de extensão e 15 estações, a expectativa é que a Linha 6-Laranja transporte mais de 630 mil passageiros diariamente entre as Estações Brasilândia e São Joaquim. O trajeto, atualmente feito de ônibus em cerca de 1h30, será reduzido para apenas 23 minutos.

Além disso, a construção da Linha 6-Laranja é a maior obra de infraestrutura em execução na América Latina. O empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidades (Linha Uni), com a geração de mais de 10 mil empregos.

Notícias

Governador acompanha chegada do Tatuzão à última estação do trecho norte da Linha 6-Laranja


Controladoria Geral do Estado de São Paulo abre sua primeira consulta pública sobre base de dados


Governo de SP anuncia apoio para planos de drenagem municipais


Governo de SP reforça parceria comercial com a China em evento