Publicada em 24/5/2024
Governo de SP estreita laços com o Canadá e planeja parcerias em educação e meio ambiente
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Casa Civil, InvestSP e Semil, trocou informações e alinhou ainda mais parcerias, nessa quinta-feira (23), com o Canadá durante reunião com a Ministra de Relações Internacionais e da Francofonia do Québec, Martine Biron.
O Québec e o Estado de SP já são parceiros em plataformas internacionais de paradiplomacia no setor do Meio ambiente e pretendem ampliar esses acordos de cooperação incluindo a área da educação, por meio do projeto “Prontos Para o Mundo”, que visa levar mil estudantes do ensino médio público paulista para o exterior.
“Estamos ávidos para que esses alunos possam alçar novos voos e o Quebec contribuirá, sem dúvida, com mais uma base sólida para o aprendizado deles. Isso poderá se estender para bolsas no ensino técnico, pós-graduação e doutorado”, explica o Secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima.
Em outra vertente, no meio ambiente, São Paulo investe em projetos de reflorestamento e de despoluição e descarbonização. “Todas essas ações vão ao encontro das realizadas no Quebec, por isso, essa parceria é fundamental para um crescimento em conjunto”, finaliza Lima.
Além desses assuntos, a reunião abordou o acordo recém-assinado entre a InvestSP e a Investissement Québec International, o panorama das empresas instaladas em SP (Ivanhoé Cambridge, Air Canada, CAE Aviation et Healthcare, BRP, Opal Technologies, Groupe Optel, VCI Composites, Genetec, etc) e os principais clientes paulistas.
Relações comerciais entre os Estados
O Quebec importou do Brasil U$ 2,6 bilhões e exportou U$ 422 milhões, em 2022, causando um déficit de U$ 2,2 bilhões. O Estado de SP responde por 45,3% do comércio entre o Brasil e Canadá, com participação de 27% nas exportações e 18,3% nas importações (2023).