Publicada em 24/5/2024

Governo de SP estreita laços com o Canadá e planeja parcerias em educação e meio ambiente

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Casa Civil, InvestSP e Semil, trocou informações e alinhou ainda mais parcerias, nessa quinta-feira (23), com o Canadá durante reunião com a Ministra de Relações Internacionais e da Francofonia do Québec, Martine Biron.

O Québec e o Estado de SP já são parceiros em plataformas internacionais de paradiplomacia no setor do Meio ambiente e pretendem ampliar esses acordos de cooperação incluindo a área da educação, por meio do projeto “Prontos Para o Mundo”, que visa levar mil estudantes do ensino médio público paulista para o exterior.

“Estamos ávidos para que esses alunos possam alçar novos voos e o Quebec contribuirá, sem dúvida, com mais uma base sólida para o aprendizado deles. Isso poderá se estender para bolsas no ensino técnico, pós-graduação e doutorado”, explica o Secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima.

Em outra vertente, no meio ambiente, São Paulo investe em projetos de reflorestamento e de despoluição e descarbonização. “Todas essas ações vão ao encontro das realizadas no Quebec, por isso, essa parceria é fundamental para um crescimento em conjunto”, finaliza Lima.

Além desses assuntos, a reunião abordou o acordo recém-assinado entre a InvestSP e a Investissement Québec International, o panorama das empresas instaladas em SP (Ivanhoé Cambridge, Air Canada, CAE Aviation et Healthcare, BRP, Opal Technologies, Groupe Optel, VCI Composites, Genetec, etc) e os principais clientes paulistas.

Relações comerciais entre os Estados

O Quebec importou do Brasil U$ 2,6 bilhões e exportou U$ 422 milhões, em 2022, causando um déficit de U$ 2,2 bilhões. O Estado de SP responde por 45,3% do comércio entre o Brasil e Canadá, com participação de 27% nas exportações e 18,3% nas importações (2023).

 

 

 

Notícias

Governador acompanha chegada do Tatuzão à última estação do trecho norte da Linha 6-Laranja


Controladoria Geral do Estado de São Paulo abre sua primeira consulta pública sobre base de dados


Governo de SP anuncia apoio para planos de drenagem municipais


Governo de SP reforça parceria comercial com a China em evento