Publicada em 5/3/2021

PIB DE SÃO PAULO CRESCE E SE DESTACA EM MEIO À QUEDA DA ECONOMIA NACIONAL E MUNDIAL

O Produto Interno Bruto (PIB) de São Paulo manteve o crescimento no ano de 2020, considerado o mais difícil da história recente em razão dos reflexos negativos da pandemia do coronavírus. De acordo com cálculos da Fundação Seade, o PIB do Estado de São Paulo registrou crescimento de 0,4%, resultado que demonstra os esforços e a correta condução das políticas econômicas pelo Governo de SP.

Se fosse um país, São Paulo estaria ao lado de raras nações a não registrar desempenho negativo no período marcado pelos efeitos da pandemia. A economia mundial recuou em média 3,5% em 2020, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI). Todas as maiores economias, inclusive Estados Unidos e as da União Européia, registraram retrações entre 3,5% e 7%. O PIB do Brasil recuou 4,1%, o pior desempenho desde 1990.

IMPACTO NOS ODS

O crescimento do PIB paulista contribui para o alcance do ODS 8 Trabalho Decente e Crescimento Econômico através da meta 8.2 que pretende atingir níveis mais elevados de produtividade das economias, por meio da diversificação, modernização tecnológica e inovação, inclusive por meio de um foco em setores de alto valor agregado e intensivos em mão-de-obra.

A Agenda 2030 da ONU indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS e 169 metas, para “não deixar ninguém para trás”. No Estado de São Paulo, os ODS são lei. O Plano Plurianual estadual PPA 2020-2030 é totalmente articulado com a Agenda da ONU.

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.

Notícias

Governo de SP sanciona lei que autoriza PPP das Travessias Hídricas e apresenta iniciativa a investidores europeus


Governo de SP inicia roadshow internacional e apresenta túnel Santos-Guarujá a investidores holandeses


Assembleia da EMTU define próximos passos para modernizar gestão do transporte metropolitano via ônibus em SP


Entenda a operação de reassentamento de famílias na Favela do Moinho